O PECADO



"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.” (Rm 5:12)


O versículo acima nos mostra que o pecado entrou no mundo por meio de Adão. No entanto, Gênesis 3:1-6 nos revela que foi Eva a primeira a desobedecer. Apesar dessa aparente discordância, é certo que a ordem foi dada primeiramente a Adão. É claro que esse fato não justifica a desobediência de Eva, pois ela sabia perfeitamente o que estava fazendo, fato que é visto claramente em Gênesis 3, mas, ainda assim, ela o fez. Recebeu a condenação pela sua escolha, além daquela alertada a Adão: “dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Além da consequência mor, a Morte Espiritual (Ver post: http://estudoseaconselhamento.blogspot.com.br/2010/09/morte-espiritual.html), toda a criação sofreu. 1 - Eva foi condenada a sentir dores de parto; 2 - Adão foi condenado a trabalhar duro na Terra para se sustentar, porque 3 - a Terra foi condenada a produzir ervas daninhas, e 4 - a serpente também teve a sua condenação, perder suas patas e rastejar-se (Não vamos, aqui, entrar no mérito se satanás era realmente uma serpente, e se essas falavam, pois esse não é o objetivo deste post. A questão que deve ser analisada é o Pecado). O homem, na visão de Deus, é o representante da família. Por esse motivo é dito no Novo Testamento que, por meio dele, o pecado de Adão, que representava Eva e seus filhos antes da queda, entrou no mundo.

Sim, por causa da desobediência, os olhos de toda a humanidade se abriram para conhecer o bem e o mal. E com isso, toda a criação foi amaldiçoada. A cada dia, pode se dizer que o pecado cresce no mundo, a consequência dele também.
A maldição evoluirá gradativamente, até que todas as forças que regem o Universo entrarão em colapso e virá o fim. À medida com que Homem extrapola todos os limites do bom senso em relação à santidade e o distanciamento de Deus, as forças que regem o Universo são comprometidas e extrapolarão, cada vez mais, os limites que foram estabelecidos para elas na criação. O mar, já não obedecerá e invadirá a terra; as forças magnéticas, físicas, elétricas e químicas já estarão mais a favor do nosso Planeta; os objetos que viajam pelo Espaço cairão na Terra; os raios do Sol, e o poder eletromagnético, com toda a sua fúria ultrapassarão a atmosfera; não teremos mais proteção contra a fúria da natureza; veremos mais ciclones, tornados, furacões; o magma que está debaixo da terra emergirá; as placas tectônicas se moverão; o limite estabelecido de insetos, vírus e bactérias serão ultrapassados. A Terra morrerá, junto com os homens. É profecia, e não temos como mudá-la. Mas Jesus veio ao mundo para nos dar a oportunidade de restauração e retornará, no momento certo, e fará novo céu e nova Terra. Tudo será restaurado na ressurreição.

 

Mas, por que todos os homens foram condenados por causa do pecado de um só?



Essa pergunta está a ecoar desde sempre, mas é muito simples de se entender. Na verdade, a desobediência trouxe ao mundo o conhecimento do pecado e assim, a maldição é espalhada por toda a Terra, não por causa do pecado de Adão, mas por causa do pecado de todo o mundo, que conhecendo o que é bom ou mau, escolhe, muitas vezes, fazer o mal, e não o bem.

Jesus nos ensina que temos que ser como as criancinhas. Ao dizer isso, muitos interpretam que as crianças não praticam coisas erradas. Não é verdade! As crianças erram, e muito, mas elas não têm conhecimento suficiente, até uma certa idade, para entender o que fazem. Por isso precisam de nós para direcioná-las. E "ai daqueles que a fazem tropeçar...". Nesse ponto, por alguns anos, a inocência da criança pode ser comparada com a inocência de Adão e Eva, até o momento da desobediência. Jesus, quando diz para ser como elas, se refere à capacidade imensa que elas têm de perdoar e, também, de sua capacidade de ter fé. Não da inocência. É impossível, para nós, sermos inocentes como elas. Isso é fato. A não ser que tenhamos algum problema mental, que nos impeça de conhecer e desenvolver nossa capacidade de tomar decisões. Vou dar alguns exemplos para mostrar que as crianças podem ser até mais cruéis que alguns adultos:

  1.     Já cuidou de uma criança e a viu insistentemente jogar um brinquedo fora, mas quando chegava outra criança, e pegava aquele brinquedo, tão rejeitado, impressionantemente o interesse pelo objeto renova-se das cinzas?
  2.     Já foi testemunha de algum fato em que uma criança caçoou da outra por ser diferente? Mais gordinha, mais branquinha, mas escurinha ou com algum problema físico?
  3.     Já viu uma criança matar um animalzinho?

Eu posso afirmar que já testemunhei todos esses exemplos acima, inclusive o último, que é mais raro. Quando eu era criança, um grupo de meninos começou a jogar pedras enormes em uma tartaruguinha e um dos meninos incentivou todas as outras a fazerem o mesmo. Eles diziam que ela era venenosa e todos acreditaram, sem questionar, ferindo a pobre tartaruga, até que chegou uma adolescente e a salvou. Ela estava sangrando. Não sei se a menina-salvadora conseguiu ajudar o bichinho, mas se ela não tivesse chegado, certamente não teria sobrado nada. Já ouvi algumas pessoas dizerem, também, que quando crianças, jogavam gatos no rio, presos em sacos, ou jogavam pedras, por meio de estilingues, em passarinhos. Acredite: as crianças podem ser extremamente cruéis.


Não há Um Justo Sequer


Então, como explicar isso? É verdade que somos maus desde que nascemos e precisamos reconhecer isso! Sozinhos não somos capazes de nos salvar.

“Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer" 
(Rm 3:10-12).

A Carta aos Romanos é ótima para nos ensinar que somos pecadores, mesmo fazendo todo o esforço do mundo. Paulo faz uma reflexão sobre a doutrina do pecado e nos mostra que, até mesmo aqueles que nunca ouviram falar de Deus e seu filho Yeshua Hamashia, Jesus – o Messias, sabe o que é bom e o que é mau. Ainda que tentássemos seguir todos os ensinamentos do Pentateuco, não conseguiremos nos salvar por nós mesmos, porque os nossos pensamentos nos trairão. O Salvador nos ensinou que até por pensamento, mesmo se não o materializarmos, já é considerado pecado:

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo o que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já no seu coração adulterou com ela. (Mt 5:27-28)

Se você se considera justo e ainda não se convenceu que todo homem é pecador, mesmo tentando cumprir todos os mandamentos, então, reflita sobre os seus pensamentos. Será que, quando você morrer, Deus colocasse um vídeo de sua vida, de todos os atos praticados e pensados, você conseguiria ficar sem se envergonhar deles? Nunca pensou mal de alguém que não teve coragem de falar? Nunca passou pela sua mente coisas que você se repreendeu por ter pensado?

A Expiação

O Senhor, desde o princípio, sabia disso e preparou um Plano de Salvação para o homem. Esse plano não poderia ser somente o “perdão” em si, mas teria que ter a condenação, pois Deus havia dito “A alma que pecar, essa morrerá” e a Sua palavra não poderia ser descumprida. Daí, entramos na Expiação (Veja o post: http://estudoseaconselhamento.blogspot.com.br/2010/09/expiacao.html). Jesus, o primogênito de Deus no espírito, teve que encarnar e ser condenado, amaldiçoado, ferido por nossas transgressões. O castigo que nos leva a paz estava sobre ele, ainda que não tivesse cometido injustiça, as iniquidades de muitos ele levou sobre si (Isaías 53). As iniquidades de muitos, não de todos, pois somente aquele que se entregar ao Senhor poderá ser salvo, pois no reinado celestial não entrará o pecado.

Não é fácil reconhecer nossos erros, é verdade. Ainda mais se estivermos fazendo tudo para não errar. Mas nem por isso temos que deixar de tentar ser perfeitos. É assim que nos é ensinado nas Escrituras:

“ Seja perfeito como eu sou perfeito. Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus” 
(Mt 5:48)

Por que Jesus nos ensinaria algo que é impossível para nós? 

Simplesmente porque precisamos tentar. O resíduo que restar, aí sim, Ele complementará e seremos justificados diante do Pai. Mas precisamos ser irrepreensíveis, e não termos do que nos envergonhar. Viver dos deleites da carne é uma ilusão de vida, e na verdade é morte. É necessário nos preocupar com o próximo, ajudar as pessoas que precisam, orar, jejuar, estudar as Escrituras, ser bom para com a família, não olhar só para nós mesmos, enfim, buscar fazer o bem, sempre (1 Tm 5). Há muitos conselhos na Palavra do Senhor que nos direcionam a como ter uma vida santificada e aprazível diante de Deus, principalmente a sermos piedosos, para não julgar aqueles que têm dificuldades de encontrar o caminho e seguir em santificação. Precisamos nos alimentar dos ensinamentos bíblicos, para que não nos contaminemos com os ensinamentos do mundo, que na verdade são: egoísmo, egocentrismo, busca de prazeres e bem estar, oportunismo - "o mundo é dos espertos", impiedade, lascívia, prostituição, entre outras formas de viver tão vis diante de Deus, mas tão fácil para os homens se envolverem.  Então, mãos à obra, porque não é fácil nadar contra a ma, mas se quisermos seguir Jesus, um longo caminho pela frente, e bem apertado!


“Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença”.(Efésios 1:4 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog